MINDSET MAÇÔNICO

21 de Janeiro de 2024

Ano 18  Artigo 03 Número Sequencial 962   21 Janeiro 2024


Saudações, estimado Irmão!

MINDSET MAÇÔNICO.


Essa expressão, provavelmente, é nova para os Irmãos. Se formos traduzir ao “pé da letra”, mindset é uma palavra da língua inglesa que significa mentalidade.

Assim, o título do artigo deveria ser Mentalidade Maçônica. Nesse viés, cumprindo nossa missão de Maçons Especulativos, começarão as salutares indagações. Antes, porém, devemos entender o que é mentalidade:

O termo mentalidade refere-se a uma predisposição psicológica que uma pessoa ou um grupo social têm para determinados pensamentos e padrões de comportamento, referindo-se ainda à maneira como nações inteiras se conduzem ideologicamente.”

Qual é a mentalidade do Maçom? Qual é a mentalidade da Loja? Qual é a mentalidade da Ordem?

O conceito mais usual do que seja a Maçonaria define, justifica, conduz e pode até responde às perguntas acima.

A Ordem Maçônica é uma associação de homens sábios e virtuosos que se consideram Irmãos entre si e cujo fim é viver em perfeita igualdade, intimamente ligados por laços de recíproca estima, lealdade e amizade, estimulando-se, uns aos outros, na prática das virtudes. É um sistema de Moral, velado por alegorias e ilustrado por símbolos.

Essa é a teoria! Sabemos, contudo, que há, em nosso meio, homens não sábios nem virtuosos e que laços de estima, lealdade e amizade são rompidos pelos mais baixos interesses pessoais. Isso, em si, é importante nesse processo de Mindset Maçônico.

Se formos Maçons ingênuos, acreditando que a definição é confiável e consubstanciada de maneira ampla, criamos um padrão cultural que, perigosamente, pode nos levar a estereótipos falhos.

Podemos afirmar que todos os Irmãos Exaltados são Mestres, na concepção da palavra?

Como escrevi no artigo anterior (961 – Evolução na Maçonaria), “Contudo, nossa missão deve ir além do que se vê”, o conceito de Mindset Maçônico vai além da mentalidade para a “Configuração Mental”.

Dessa forma, devemos, de modo consciente, trabalhar nossos valores. Não é esperar acontecer. É pela nossa atuação que ocorre o aprimoramento.

Existem dois tipos de Mindset. O primeiro é o Fixo, crença de que as qualidades e as características não mudam e que, em um grupo, todos são iguais. O segundo tipo é o Mindset de Crescimento. Nele reconhecemos nossas similaridades, porém estamos dispostos a vencer as amarras conservadoras – sem perdermos a essência tradicionalista – e ir em frente, cada um seguindo seu próprio caminho, vencendo suas paixões e procurando a origem de sua disposição à prática do bem.

Onde, portanto, encontramos o suporte filosófico para trabalharmos essa questão?

A PALAVRA MENTALIDADE TEM ORIGEM NO LATIM, TRADUZINDO O CONCEITO DO “QUE SE PRODUZ NO ESPÍRITO”. ENTÃO, NOSSA CONFIGURAÇÃO MENTAL DEVE SER SEMPRE BASEADA NA SOBREPOSIÇÃO DO ESPÍRITO SOBRE A MATÉRIA. ESSA É A VERDADEIRA MAESTRIA!
 

2024, há 18 anos compartilho instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permaneço neste propósito para provocar a reflexão dos Obreiros sobre nossa Ordem. São visões pessoais, não são verdades absolutas, questione sempre o que lê. A verdade é aquilo que conseguimos vivenciar.
 

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos